Ato final

Depois dos longos e dedicados anos, lá estava ela debruçada sobre a mesa de madeira, em lágrimas. “Você não merece”, repetia insistentemente em voz baixa, para si mesmo. Tinham se conhecido no teatro, paixão dela e curiosidade dele. Foi aos poucos, como ela gosta. Foi intenso, como ele quis. As primeiras semanas, então, foram recheadas de sorrisos e confissões. As seguintes, de cartas emocionantes e sinceras.

Os dois, quando juntos, sentiam o céu se unindo com a terra e transformando tudo num lindo arco-íris brilhante e único. E era assim mesmo, poético e surreal na medida certa. Eles se completavam como poucos: ela entrava com o carinho, ele com a atenção. Só que as belas histórias de amor não duram para sempre. Em um momento o roteiro se quebra e surgem as grandes decepções.

- Queria te falar uma coisa – começou ele, com a expressão de uma cena onde a câmera fecha no rosto preocupado e impaciente, em close.
- Fala, querido – completou ela, ainda não prevendo o pior.
- Já não sinto mais aquilo que sentia por você.
- Mas... como assim?
- Isso. Não dá mais.


As palavras do até então “amor de sua vida” lhe faziam desmanchar em lágrimas, as mesmas que molhavam a mesa de madeira agora. A carta, preparada com carinho para reacender os sentimentos na comemoração de dois anos de namoro, não valia nada. “Ele não merece uma linha do que escrevi lá”, dizia alto, já sem controlar suas emoções. De raiva, batia com os punhos fechados na mesa, tremendo o corpo como se sentindo o punhal.

Da outra parte, exatamente o contrário. Desde a revelação do desamor, não tinha parado sequer um minuto para pensar em tudo aquilo. Nada de consideração com o tempo oferecido a ela ou remorso pelo final infeliz da história. A preocupação pela situação passava longe. É, a vida é mesmo feita de imperfeições das quais resultam mágoas e lembranças como numa película fina de projetor. E a história que havia começado como um conto de fadas terminava ali como uma tragédia grega.

autoria: Julio Simões – data: janeiro/2007

0 comentários: