Evolução

Tem alguma coisa diferente aqui. Sim, é o nome. Três meses e dez dias do lançamento e mais de mil visitas no contador, decido mudar o nome deste espaço. Explico. O nome Tira uma foto! foi bolado depois de horas a fio frente ao computador e tinha como mote a publicação de fotos tiradas pelo celular. O problema é que com o tempo e com a falta de imagens interessantes para postar, o nome passou a não fazer mais sentido.

Diante disso, decidi mudar. O método? Pelo comunicador instantâneo, contactei um amigo e leitor assíduo - aê Diegones - e pedi um nome. Como nenhum dos dois teve idéia válida, peguei o livro mais próximo (o clássico D. Quixote, de Cervantes) e perguntei uma página a ele - ao Diego, não ao livro. 174. Corri as folhas e procurei a mais interessante palavra. Alforje, Bendito Alforje. Belo nome, o problema foi a grafia. Podiam confundir o J com G ou ainda o L com U ou O. E ainda tinha o lado mercadológico da memorização.

Passei os olhos mais para cima e descobri a frase "senão o de satisfazer o estômago com os restos que do despojo clerical...". Sim, despojo, que já no dicionário descobri ser, entre outras coisas, fragmentos, restos.

Acepções (por Houaiss)
■ substantivo masculino
1. ato ou efeito de despojar(-se); despojamento
1.1 aquilo que servia de revestimento, adorno ou cobertura e que foi retirado ou caiu (p.ex., pele ou penas de animal, folhas de planta etc.)
1.2 Rubrica: termo militar. o que se toma ao inimigo; presa, espólio despojos
■ substantivo masculino plural
2. Tudo aquilo que sobra; restos, fragmentos

Pois ficou. Pensei em consultar a Ju Tonello, uma das quatro pessoas que acessa o blog, para saber a opinião. Infelizmente ela não estava online, mas vai deixar um comentário, isso vai. Pois bem, a partir de agora será assim. Interprete como quiser.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei! Eu não vou deixar um comentário!! =P

Julio Simões disse...

Pronto. Esse já valeu. Obrigado.