Lembranças

[texto escrito durante aula de pós-graduação. era um exercício de escrita rápida sobre alguém importante]

João Pedro deve ter sido meu primeiro grande e melhor amigo. Deve ter sido não, foi. Não há qualquer dúvida sobre isso. Nos conhecemos há muito tempo, ainda pequenos, naquela idade de jardim de infância. Morávamos perto, mas não éramos vizinhos. As mães ficaram amigas na mesma época, mas o motivo da nossa identificação deve ter sido outro. Provavelmente, afinidade.

Isso porque éramos - ainda somos - bastante diferentes. Eu, mais introspectivo. Ele, mais atirado. Eu, quieto. Ele, falante. E nem por isso deixamos de ser amigos. Lembro-me claramente que brincávamos de Lego na varanda da casa dele. Ele era mais engenheiro do que eu - profissão que segue até hoje.

Os videogames também era prática comum entre a gente. Lembro-me como se fosse hoje quando jogávamos corrida na sala acanhada da casa de outro amigo, ao som de Offspring. Depois, sempre íamos para a rua da frente brincar, como é bastante comum em cidades do interior. Jogávamos bola, corríamos, andávamos de patins (era a época do in line) e até fizemos uma Olimpíadas lá, com tocha e tudo.

Sem dúvida, ele era a pessoa mais próxima de mim naquela época. Nunca fui de muitos amigos, mas de bons. Cultivei outros depois dele, mas nunca o esqueço. Tomamos rumos distintos na profissão e na vida. Cada um está de um lado, longe, mas certamente mantendo as lembranças da infância vivas sempre. Confesso que até hoje tenho vontade de reviver aqueles tempos de antes, que infelizmente não voltam.

Tenho certeza que ele também se pega, às vezes, pensando em coisas que fazíamos juntos, durante o dia, da hora do almoço até escurecer. Essa era, aliás, a senha para pararmos a brincadeira. Ela recomeçaria no dia seguinte, nós sabíamos. Mas a parada nos cortava o coração, e nos fazia adiá-la até que o telefone tocasse - era nossa mãe - e nos mandasse parar.

Bom, se perguntarem se fui feliz, digo que fui. E se minha felicidade futura dependesse do que fiz no passado, creio que seria também. Assim como ele será, onde quer que esteja. É o que desejo a ele, com certeza. Assim, espero.

3 comentários:

Fábio disse...

Bonito. E é sempre melhor ter bons amigos do que muitos deles. Mas o melhor mesmo é ter muitos bons amigos, né? :)

Ah, parabéns pelo título do Furacão! Fizeram de tudo para perder o campeonato, mas não conseguiram, hehehe.

Zezinho disse...

Julio, devo lhe dizer que não tenho costume de entrar em seu blog mais fiquei muito emocionado com oque li. Muito bonito e corta meu coração pensar que eventos como a olimpiada(que participei)não teve nenhuma foto.
Um abraço de seu primo e amigo

Fábio disse...

Cumprimentei o blogueiro pelo título do Furacão no comentário lá de cima, mas agora não tem jeito, né:

Porra, Atlético!!!

Torci por vocês por vocês hoje, é óbvio. Merda.