Ser ou não ser

São aproximadamente cinco horas da tarde na avenida Paulista. O trânsito se espreme entre bandeiras e pessoas, todas estas protestando contro a visita do líder dos Estados Unidos, George W. Bush, ao Brasil. Com isso, São Paulo está tendo um dia do cão nesta quinta-feira, dia 8 de março de 2007: trânsito intenso em toda a cidade, barulho insuportável de gritos de protesto, buzinas e helicópteros.

A questão que me veio à cabeça, porém, foi outra. Será que eu, assim como grande parte da juventude contemporânea, está errada em pensar que o grande prejuízo da vinda de Bush a São Paulo é o caos imposto ao trânsito e a população? Ou será que devíamos pensar que o "senhor da guerra" pode estar no país para fechar mais um grande e inescrupuloso acordo com uma nação sub-desenvolvida, melhorando assim sua influência numa região cada vez mais "de esquerda"?

Temos que pensar em como chegar em casa seguro ou em gritar alto para que Bush deixe o país? Temos que nos preocupar com trabalho, horário, estudo ou parar todo o cotidiano para sair às ruas e mostrar engajamento? Temos que acompanhar a ampla cobertura da mídia sobre a chegada da comitiva estadunidense do sofá ou partir por aí queimando bonecos de pano do "malfeitor"?

Enfim, cabe a cada um pensar nisso. Talvez esteja explícito neste post, mas eu me incomodo em pensar no trânsito mais do que em qual seria a verdadeira intenção de Bush deixar seu país para percorrer a América do Sul. Me incomoda, mas não posso fazer nada. Seria muito melhor se os gritos ouvidos da Paulista nesta tarde ajudassem a mudar o mundo, mas todos sabemos - inclusive os manifestantes, creio - que isso é praticamente nada. É triste, principalmente num país aonde as manifestações populares já surtiram efeito um dia. É preocupante, mas a vida anda. Já o trânsito...

Em tempo: Pelo menos cinco dos meus contatos do MSN nesta tarde comentam o caos que vive o trânsito da maior cidade da América do Sul...

3 comentários:

Lui disse...

Excelente post.

E eis o motivo principal pelo qual eu não protesto contra o Bush: ele é um alvo muito fácil.

Todo mundo odeia o Bush. Que graça tem ir em protesto da maioria?

Anônimo disse...

Bom te encontrar - de novo - por esse mundo blogueiro, cara!

Tenho nojo do Bush, mas achei o tal protesto sem-noção. Escrevi no blog sobre isso. Passa lá.

Abraço

Anônimo disse...

Como me disse o Fabito na aula, Sao Paulo nao eh a maior cidade da America Latina, mas sim a da America do Sul.

Vale lembrar que a capital paulista eh a segunda maior da Am. Latina, perdendo apenas para a Cidade do Mexico.

Obrigado, Fabio, pelo alerta.
Ja estamos corrigindo o deslize...

ps. Teclado desconfigurado = texto internetico e sem acento.