Arte-futebol

Era um domingo diferente. Há alguns dias eu esperava por aquela hora, mais precisamente a 10ª hora daquele 25 de novembro de 2007, quando eu estaria diante do estádio Rodolfo Crespi, na tradicional Rua Javari, dentro do acolhedor bairro da Mooca, tudo isso na zona leste de São Paulo.

Apesar da tranquilidade típica de um dia de descanso, havia algo de diferente nas ruas daquele bairro, cuja paisagem é composta principalmente por galpões, casas antigas e restaurantes italianos. O que havia ali era, na verdade, a sensação de que uma parte da história novamente poderia ser escrita.

Digo novamente porque o estádio já acolheu um feito histórico. Em 2 de agosto de 1959, Pelé fez aquele que considera o gol mais bonito da carreira, que, embora não tenha sido registrado em imagens, foi reconstituído graficamente para o filme Pelé Eterno e lhe rendeu um busto no interior do estádio.

E aquele 25 de novembro em que estávamos também podia abocanhar um pedacinho da história do futebol. Afinal, ali se definiria o campeão da Copa FPF, torneio que garante ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil e ao segundo colocado o "consolo" de jogar a Série C do Campeonato Brasileiro.

Para isso, estavam frente a frente dois times pelos quais tenho considerável afeição. De um lado, o anfitrião Juventus, clube grená dos mais simpáticos e tradicionais do futebol brasileiro que adotei como time paulistano. Do outro, o visitante Linense, time da cidade de Lins, que devido a proximidade com a terra natal Promissão passei a torcer.

Matar ou morrer - Faltavam aproximadamente dez minutos para o árbitro dar o sinal e autorizar a peleja, mas os arredores do acanhado estádio ainda ferviam. Entre as bandeiras juventinas e as faixas de campeão vendidas antecipadamente, era possível ver até algumas (isso, plural) redes de televisão registrando a final.

Nas arquibancadas, todos os quase 4 mil torcedores (segundo dados oficiais) procuravam a melhor vista para acompanhar a batalha da camisa grená com a branca de detalhes vermelhos. Ao Juventus, além da torcida majoritariamente ao seu lado, havia a vantagem do empate, uma vez que conseguira a vitória por 2 a 1 na ida, em Lins.

Em campo, os times personificaram o espírito da final e não se entregaram. Para exemplificar o jogo, cabe acelerar o relato para o segundo tempo, quando os times já empatavam em 1 a 1, após o Juventus ter saído na frente, mas sofrido o empate ainda antes do intervalo.

Precisando vencer, o Linense não recuou. Ao contrário, buscou o ataque durante toda a etapa final e marcou o segundo gol aos 38 minutos. O tento renovou o ânimo dos visitantes, que apoiados por quase 500 torcedores barulhentos e fanáticos, conseguiram aumentar para 3 a 1 já nos acréscimos, aos 47.

Esse gol, caro leitor e simpática leitora, era a história. Sim, um time que havia perdido o primeiro jogo em casa e estava perdendo por grande parte do primeiro tempo, conseguiu virar o placar e ainda construir a vantagem necessária para deixar o estádio em silêncio, pasmo com o que estava se passando ali.

Porém, algum sábio já disse que o jogo só acaba quando termina. E aos 49 minutos, quatro além do tempo regulamentar, a bola foi tocada com cuidado pelo Juventus até a entrada da área, onde João Paulo, provavelmente temendo ouvir o apito que decretaria o fim do sonho da conquista, chutou forte para o gol de Gilberto.

O goleiro do Linense, provavelmente com a adrenalina nas alturas, mirou a pelota para completar a defesa, repor a bola e esperar o sopro final. Porém (e sempre há um porém, em tudo na vida), entre os 500 homens que pareciam se amontoar dentro da área, havia uma perna. Uma perna não identificada, que tirou a bola da rota e a colocou nas redes.

De um lado, o sorriso largo da conquista, tão sincero quanto aquele que surge no canto da boca após um desejado beijo ou quando um dinheiro é achado num obscuro bolso de uma calça qualquer. Do outro, a decepção da derrota, tal qual o sentido ao final de grandes batalhas ou de uma prova difícil.

Não é possível saber, no entanto, se aquela manhã na Rua Javari foi realmente histórica. Talvez alguns se lembrem da fatídica partida daqui a alguns anos com orgulho, talvez o jogo caia no esquecimento e vire arquivo na história do esporte bretão. Não sei. Porém, é certo que para os quase 4 mil presentes ali, aquela manhã na Mooca não foi mais uma. Foi, até certo ponto, histórica para cada um.

Mais do mesmo?
Juventus perde em casa para Linense, mas fica com o título [com foto!]
Campeão, Márcio Bittencourt enaltece trabalho e foca Paulistão
Presidente do Linense promete “chegar na A-1 até 2010”
Linense critica divisão de ingressos e gramado da Rua Javari
Presidente do Juventus elogia técnico e diz que manterá elenco
Jogadores exaltam reconhecimento e estrutura do Linense

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas reportagens (eu já tinha lido e estava mesmo para te parabenizar)!

Mas, pô, cara, nenhuma linhazinha sobre o delicioso rebaixamento do Corinthians??? Humpf!

Anônimo disse...

buenas líneas; alvíssaras a estes trechos que me são apresentados na vagabundagem em horário de serviço.

De qualidade meu caro, muito bons textos.

http://www.ensaiosdiarios.blogspot.com

Milly disse...

Opa. Tem alguém aí?

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.