Highlights 2007

Faz um ano, mas parece que foi ontem. Com essa frase clichê, começo o Highlights 2008, a segunda edição do prêmio estilo "melhores do ano" que o Despojo apresenta a seus leitores no último dia do ano. Na última vez, apresentei a premiação com pompa, expliquei direitinho do que se tratava, fiz graça com tapetes vermelhos, flashes e outras coisas mais. Desta vez, porém, serei mais direto e encurtarei a enrolação a apenas três parágrafos.

Antes de apresentar os premiados, é preciso dizer que um ano é tempo suficiente para se mudar muita coisa. O gosto pessoal, as amizades (pode-se aprofundá-las ou afastá-las), o emprego, as roupas, a moda, a aparência, o estilo de escrever, enfim, a vida toda. Pois é. Eu mudei, você mudou, todos mudamos.

E o prêmio também não poderia ser diferente. Poucas categorias tiveram bicampeões (av. Paulista, Linense e Atlético-PR, por exemplo, repetiram a dose - para o bem ou para o mal), o que prova o dinamismo da competição. A maioria é cara nova, e se você comparar, pode perceber que mudei bastante. E para melhor, acho.

Música :
- banda: Foo Fighters, com menção honrosa para Los Hermanos (minha última homenagem a eles. juro que ano que vem eles não aparecem aqui)
- álbum: Fashion Nugget, do Cake (muito por culpa da minha fase cakística, mas também pela sonoridade límpida e empolgante das músicas)
- show: Diana Krall, no Parque Villa-Lobos (o lugar é o paraíso dentro de São Paulo e ela, ah!, ela é tão linda!)
- surpresa: Cake (eu sei que não são novos, mas conheci recentemente e não paro de ouvir)
- decepção: a parada por "tempo indeterminado" do Los Hermanos (porque é triste saber que eles podem nunca mais voltar)
- revelação: Céu (a dona da voz mais doce da MPB atualmente).

Filme :
- o melhor: Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho (vi recentemente, mas é realmente fantástica a união entre ficção e realidade), com menção honrosa para Medos Privados em Lugares Públicos, de Alan Resnais.
- o pior: talvez seja o aclamado O Grande Chefe, que se mostrou lento e pouco eficaz.
- menção honrosa: Bee Movie e os destaques da Mostra (o uruguaio O Banheiro do Papa, o francês La Crème e o nacional Estômago)
- melhor atriz: Tainá Müller como Marcela, em Cão sem Dono.
- melhor ator: Jerry Seinfield como a abelha Barry B. Benson, em Bee Movie; e César Trancoso como Beto, em O Banheiro do Papa.

Livro :
- o instigante: O Passado, de Alan Pauls.
- o sonífero: Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.
- o desejado: Na Multidão, o novo do Luiz Alfredo Garcia-Roza (sempre ele!).

Lugar :
- restaurante: Subito, comida italiana (na Brigadeiro Luiz Antônio, na Paulista e em tantos outros lugares, vale conferir a mistura entre carne e massa)
- rua: av. São João (por onde o TCC vai me fazer passear tantas vezes em 2008, com muito prazer), com menção honrosa para av. Paulista (sempre monumental, quase hour-concours)
- barzinho: Finnegans (pub irlandês + música + amigos = boa pedida)
- passeio: minha primeira viagem internacional, para a Argentina, com menção honrosa para a bela Rua Javari (vi o Juventus lá por duas vezes em 2007 e espero ir em tantas outras no futuro)

Futebol (porque esporte é muito abrangente):
- melhores momentos: Corinthians e a queda ao submundo da Série B; menção honrosa para o Linense, depois da A-3 em 2006, o vice na Copa FPF em 2007.
- piores momentos: Atlético-PR, que perdeu Paranaense, Copa do Brasil, Copa Sul-americana e Brasileiro. Dois anos seguidos sem nada para se orgulhar não dá, né?
- golaço: Marta, no Mundial feminino disputado na China, contra as poderosas norte-americanas.
- bola fora: Lula no Pan do Brasil. Não requer mais explicações.
- assunto mais chato da crônica esportiva: As contratações do Fluminense para a Libertadores.

Reportagens pessoais:
- a melhor: cobertura da final da Copa FPF, entre Linense e Juventus, na Rua Javari. (teve grito de campeão para o time de Lins na arquibancada, invasão do gramado para entrevistas e até foto vendida para a Gazeta)
- a pior: cobertura do Boca Juniors para o jogo contra o São Paulo na Copa Sul-americana. (nenhuma palavra dos simpáticos argentinos no aeroporto e no vestiário)
- a mais trabalhosa: cobertura do clássico entre Santos e Corinthians e a "final" entre São Paulo e o rebaixado América de Natal, ambos pelo Campeonato Brasileiro.
- a mais engraçada: entrevista com o ídolo e goleiro Sérvulo, do famigerado América de Natal, na "final" contra o São Paulo.
- a que não fiz: sobre o Eco-estádio Janguito Malucelli, em Curitiba (não havia ninguém para eu entrevistar sobre a inovadora casa do J. Malucelli, afinal estamos no dia 31 de dezembro...)

Enfim. Acho que as categorias tem se consolidado cada vez mais, cumprindo a missão de englobarem grande parte do que eu fiz no ano. É claro que novos itens devem entrar com o tempo, afinal tudo é dinâmico. E tomara também que eu tenha outros anos de blog para poder reeditar essa premiação, tão gloriosa quanto trabalhosa.

De resto, falta desejar ao intrépido leitor e à simpática leitora um feliz ano novo, com amor, saúde e felicidade - que é, convenhamos, resultado dos outros dois. Se 2008 repetir 2007, para mim já vai estar bom demais. Até lá, então!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sensacionais as categorias - embora eu ainda ache a novela Taça das Bolinhas a mais chata dos últimos 50 anos.

Preciso fazer uma retrospectiva de 2007, mas já tenho mais um modelo a ser seguido.

Abraço!

Milly disse...

Preciso comentar que sua menção honrosa à Moóca me emocionou.. Agradeço a homenagem haha! E o parque villa lobos, com 70% de asfalto eh um matadouro a céu aberto, quase um grill george foreman gigante. Pobre Diana... Ainda bem que é bem equipado com umidificadores - para cães.
Ah, eu não vou te perdoar por esquecer Sonhando Acordado, tá!!! E O Grande Chefe nem é tão chato assim, vai. Tem tanta fórmula batida que o povo aplaude (grrr) na Mostra... hauhaua
Mas deixa isso pra lá que minhas piadas rtv tão tirando muito sua ilusão (juro nunca mais falar nada sobre som direto). ;)

um beeeeijo e feliz ano novo!!

Sarah disse...

faltou uma categoria "Melhores peças de teatro", hein?! hahha

Anônimo disse...

Gostei das categorias e da retrospectiva. Só acho que "O Grande Chefe" não merecia uma análise tão dura, humpf. =)

E o seu Atlético-PR, rapaz... Nem comento, hehehe.

Abraço e um 2008 do caralho pra ti!

Diego Paes disse...

Pare de ficar felizinho às custas do Corinthians!

Este ano eu, assim como o clube, ressurgiremos das cinzas!