Teorema

Eu sempre quis escrever um teorema sobre alguma coisa. Algo importante, sabe? Algo universal, que todos que lessem e se identificassem de primeira. Pensei nisso por anos, algumas idéias passaram e nenhuma teve tanta consistência como esta. Enfim, acabou que decidi escrever sobre o amor.

No começo a gente acha que é fácil, que o sentimento é sempre o mesmo, mas que só mudam os personagens. Depois passa a ver que não é tão simples, que tem coisas a mais envolvidas, que existe mais complexidade do que se pode imaginar.

Depois ainda esbarra em outras formas de amor, tão boas ou até melhores. Indispensáveis, eu diria. E passa a duvidar do conceito universal do amor. É aí que começam os problemas. Não se sabe mais aonde termina uma coisa e começa a outra. E a necessidade cada vez maior de viver tudo aquilo passa a ser insustentavel.

Eu sempre quis escrever um teorema sobre alguma coisa. Escolhi a porra do amor. Queria que fosse algo poético, lindo e chocante. Queria que fosse digno de prêmio Nobel. Pois não deu, infelizmente. Escrevi meias palavras sem qualquer conteúdo. Talvez eu ainda não saiba nada sobre isso.

Por Julio Simões, em 28 de agosto de 2007.

0 comentários: